Menu de Opções
Fechar Menu Principal

Autorização

Utilizando as redes parceiras

O processo de autorização de procedimentos dependendo da rede parceira escolhida. O ideal é que na hora da marcação do exame ou procedimento, questione ao prestador escolhido a necessidade de autorização prévia.

A solicitação é feita diretamente pela clínica, ambulatório ou hospital escolhido.

Quem é beneficiário do TRFMED pode solicitar autorização pelo WhatApp (81) 34259970 ou pelo e-mail do atendimento.trfmed@trf5.jus.br, enviando a guia de solicitação e seu documento de identificação (carteirinha e identidade).


Para que você possa entender melhor, vamos explicar por operadora parceira:


Camed Saúde – beneficiário TRFMED

A rede desta operadora pode ser utilizada em todo o território nacional.

A solicitação de autorizações é feita diretamente pela clínica, ambulatório ou hospital escolhido ou você pode solicitar ao TRFMED pelo WhatApp (81) 34259970 e-mail do atendimento.trfmed@trf5.jus.br, enviando a guia de solicitação e seu documento de identificação (carteirinha e identidade).


Unimed Recife – beneficiário TRFMED

A rede desta operadora pode ser utilizada em todo o Estado de Pernambuco.

Em Recife e Região Metropolitana, a solicitação é feita diretamente pela clínica, ambulatório ou hospital escolhido ou você pode solicitar ao TRFMED pelos postos de atendimento exclusivos para o TRFMED localizados no TRF5 e na JFPE ou pelo site da operadora (autorizador Web).

No momento do atendimento presencial no prestador de serviço na área de atuação da Cooperativa, poderá ser requerida a sua identificação por meio de biometria ou pelo e-token, que você acessa pelo APP da operadora parceira.


Unimed Nacional – beneficiário TRFMED

A rede desta operadora pode ser utilizada em todo o território Nacional, exceto em Pernambuco.

A Unimed Nacional atua diretamente nas cidade de Salvador, Brasília, São Luís, São Paulo e ABC, Baía de Todos os Santos, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Planalto – Luziânia.

Nestas localidades o prestador escolhido pode abrir o protocolo de autorização ou você pode utilizar o APP Meu Plano para isso.


Unimed Intercâmbio – beneficiário TRFMED

As cooperativas da rede Unimed podem fazem intercâmbio com a Unimed Recife, caso o atendimento seja no Estado de Pernambuco, ou com a Unimed Nacional, se nos demais Estados da Federação, que não sejam territórios de atuação dessa Unimed.

O prestador escolhido pode solicitar a autorização diretamente ou pode solicitar que você abra o protocolo. Verifique junto à Unimed que atua na localidade que está buscando atendimento, qual o procedimento adotado. Frequentemente solicitam que compareça presencialmente na sede administrativa/setor de intercâmbio para abertura do protocolo.

A Unimed Natal disponibiliza um site para abertura dos protocolos por intercâmbio.

Dúvidas com o uso do intercâmbio com a Unimed Nacional, podem ser tiradas junto ao atendente exclusivo para o nosso contrato, por meio do WhatApp (61) 998252723 ou por email atendimentotrf5@unimednacional.coop.br.


Utilizando a rede própria TRFMED

Hospital Sírio-Libanês

O uso desta unidade hospital está disponível, exclusivamente, para o Plano Ampliado, na cidade de São Paulo ou no Distrito Federal.

Para sua utilização deve ser apresentado à unidade escolhida a carteira do TRFMED Ampliado e a própria entidade será responsável pela solicitação de autorizações por meio


Prazos de Autorização

Os prazos de autorização do TRFMED seguem os definidos pela ANS. Dependendo do procedimento, pode ser imediata ou levar até 21 dias úteis.

Na hora da marcação do exame ou procedimento, questione sempre ao prestador escolhido se há necessidade de autorização prévia.

Atendimentos de urgência as autorizações são imediatas. Medicações oncológicas e imunobiológicas podem levar até 10 dias úteis para liberação, pois depende de cotações de preço e liberação pelo fornecedor. Então, fique atento para não atrasar o tratamento. Cirurgias eletivas podem levar até 21 dias úteis, principalmente se utilizar OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), pois envolvem processo de análise de auditoria, cotações e aquisições.

Confira os prazos

ProcedimentoPrazo Máximo
(em dias úteis)
Urgência e EmergênciaImediato
Consulta/Sessões de terapias10
Consulta médica especialidades7 – 14
Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial3
Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial10
Procedimentos de alta complexidade (PAC)21
Atendimento em regime de hospital-dia10
Atendimento em regime de internação eletiva21

Buscando melhor atendê-lo, o TRFMED tem atuado com empenho junto às operadoras parcerias para, sempre que possível, reduzir os prazos de autorização.



Se você está com alguma dificuldade de autorização não deixe de entrar em contato conosco para que possamos atuar imediatamente.