Notícias
Presidente do Conselho Deliberativo marca presença no Fórum dos Presidentes UNIDAS 2025
Em um encontro de alto nível estratégico, a UNIDAS – Associação de Autogestão em Saúde – promoveu o Fórum dos Presidentes UNIDAS 2025, um evento que se consolida como palco para as principais reflexões e delineamento de estratégias para o futuro da saúde suplementar na modalidade de autogestão.
O fórum, que ocorreu na última quinta-feira (5) em São Paulo, congregou presidentes e dirigentes de 50 das suas filiadas, que juntas somam uma carteira de mais de 3,8 milhões de beneficiários. Com o objetivo de promover um debate focado e executivo, o presidente da UNIDAS, Mário Jorge, destacou na abertura o caráter do evento. “Este é um fórum sofisticado e executivo. Aqui estão presentes as principais lideranças da autogestão em saúde (…) Aqui está, de fato, a autogestão, e aqui debatemos o seu futuro”, afirmou.

O TRFMED se fez presente com participação do presidente do Conselho Deliberativo, o desembargador federal Rodrigo Tenório. A Autogestão da Justiça Federal da 5ª Região tem buscado constantemente aprimorar seus serviços e a gestão de recursos, alinhando-se às melhores práticas do mercado, que são amplamente debatidas em fóruns como o da UNIDAS.
Um dos destaques dentre as pautas abordados foi a análise do cenário macroeconômico e seus impactos diretos sobre a saúde suplementar, apresentada por Giovanni Banchetti Cordeiro, economista-chefe da Deloitte Brasil. A conjuntura econômica nacional e global dita o ritmo de investimentos, custos e a capacidade de planejamento das operadoras, tornando a análise um ponto de partida essencial para as estratégias futuras.
Outro pilar do debate foi a inovação tecnológica, com ênfase na crescente influência da inteligência artificial generativa no setor de saúde. Dados apresentados no fórum revelam uma mudança no comportamento do consumidor: 48% já utilizam essa tecnologia para obter informações sobre tratamentos e 57% fazem uso de dispositivos vestíveis (wearables) para monitorar a própria saúde. Estes números sinalizam a urgência das autogestões em adaptarem-se a uma nova realidade, integrando tecnologia para otimizar a gestão e a assistência.
O Des. Rodrigo Tenório destacou a importância da troca de experiência e o desenvolvimento de ações compartilhadas para redução de custos, a exemplo do que já acontece em Minas Gerais com as clínicas compartilhas de infusão e tratamento de neurodivergentes, e até a possibilidade de aumento de receitas para subsidiar os gastos com saúde, por meio de parcerias, sem que onere os nossos usuários.
O Fórum dos Presidentes UNIDAS 2025 cumpriu, assim, seu papel de catalisador de ideias e estratégias, reforçando a importância da união e da troca de experiências para o fortalecimento do modelo de autogestão em saúde no Brasil, um sistema que se pauta pela ausência de finalidade lucrativa e pelo foco no bem-estar de seus beneficiários. As reflexões levantadas no evento certamente ecoarão nas decisões estratégicas das filiadas ao longo do próximo ano.
Por: Comunicação TRFMED, em 09/06/2025

