Menu de Opções
Fechar Menu Principal

Notícias

Trfmed prestigia lançamento da clínica de APS do Fisco Saúde

Os beneficiários do Fisco Saúde, autogestão em saúde dos auditores fiscais de Pernambuco, já podem contar com uma clínica de Atenção Primária à Saúde (APS). O lançamento desse novo serviço foi realizado na quarta-feira (11), na sede do Sindfisco, no Recife, e contou com a presença da diretora-executiva do TRFMED, Juliene Tenório. O Fisco Saúde foi fundado em 1992 para ofertar aos seus filiados um atendimento médico-hospitalar com alto padrão de qualidade. Atualmente, possui mais de quatro mil beneficiários.

A clínica de APS funciona com uma equipe multidisciplinar que inclui médicos de família, enfermeiros de saúde da família, técnico de enfermagem, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. O atendimento pode ser realizado à distância através da telemedicina ou presencialmente na clínica que fica no bairro do Paissandu, no Recife. A empresa responsável pelo serviço, a Qualirede, é a mesma que recentemente passou a atender os beneficiários do TRT6 Saúde, autogestão em saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

A proposta da clínica de APS é oferecer um atendimento personalizado com cuidado centrado na pessoa a partir de uma equipe de saúde qualificada para realizar um acolhimento humanizado e empático. E quando necessário o paciente é encaminhado para o especialista correto.
O modelo favorece a elaboração de um plano terapêutico eficaz com acompanhamento contínuo, avaliação das necessidades e preferências do paciente e olhar integral para o indivíduo considerando aspectos sociais, econômicos e culturais.

Outro ponto forte da atenção primária à saúde é a medicina preventiva com ações de promoção da saúde, além de diagnósticos precoces para evitar o aparecimento ou o agravamento de doenças. Por isso, reduz a sinistralidade da autogestão e a necessidade da atenção secundária que são os serviços de emergência e urgência.

Juliene Tenório ressaltou a importância de prestigiar o lançamento da clínica do Fisco Saúde e disse que estuda implantar o modelo de APS também no TRFMED. “É inegável a eficácia da APS. Entre outros benefícios, essa proximidade com o paciente leva a uma maior adesão aos cuidados necessários com a saúde e facilita o monitoramento do progresso do paciente e a inclusão dele em programas que promovem a qualidade de vida e o bem-estar mental e físico. E é exatamente isso que nós buscamos”, afirmou a diretora do TRFMED.

Diretora Executiva do TRFMED, junto com membros da Associação Unidas em Pernambuco, prestigia lançamento da clínica de atenção primária da Autogestão Fisco Saúde.

Por: Comunicação TRFMED, em 13/10/2023