Menu de Opções
Fechar Menu Principal

Notícias

Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRF5 promove encontro com servidores

Servidores do TRF5 reunidos na II Semana de Acessibilidade da Justiça Federal da 5ª Região (JF5)

Com a proposta de promover uma maior aproximação junto ao corpo funcional e levantar demandas e sugestões sobre acessibilidade e inclusão, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 se reuniu, nesta terça-feira (19/09), com servidores do órgão, dentro das ações relativas à II Semana de Acessibilidade da Justiça Federal da 5ª Região (JF5). Na ocasião, servidores com deficiência ou com familiares nessa condição, além de outros interessados em participar das ações, tiveram a oportunidade de se apresentar, trocar experiências e sugerir melhorias referentes à acessibilidade nas dependências do Tribunal.

A reunião aconteceu no Gabinete do desembargador federal Edvaldo Batista, que assumiu recentemente a presidência da Comissão. O magistrado falou de sua admiração pelas pessoas com deficiência e de suas experiências na Corte. “São pessoas que se superaram e vão além das expectativas. Nossa meta é a inclusão e o nosso princípio é a acessibilidade”, assegurou o magistrado.  

A servidora Luciana Pimentel, lotada no TRFMED, que é cadeirante, elogiou a forma como foi acolhida no TRF5. ”Quando tomei posse, fui recebida com uma visita guiada pelas instalações do Tribunal, cujo objetivo era levantar as demandas de acessibilidade. O banheiro, por exemplo, foi totalmente adaptado às minhas necessidades. Foi uma recepção que eu não esperava, pois cheguei com receio, por conta de experiências negativas do passado, principalmente em relação a ter que provar que seria capaz de ocupar determinado cargo. Aqui, isso não acontece”, relatou.   

Na reunião, os convidados também puderam conhecer o Programa Acolher, do TRFMED, voltado ao cuidado de transtornos de comportamento, por meio de reembolso aos servidores. O analista judiciário Josias Botelho, que é pai de um adolescente diagnosticado no espectro autista, é beneficiário do Acolher e ressaltou o acolhimento às suas necessidades, tanto por parte do TRFMED quanto do Tribunal. “Fui muito bem acolhido, principalmente no sentido de orientação. Em relação ao trabalho, há uma flexibilização dos meus horários, em reconhecimento às especificidades da minha situação familiar”, afirmou.    

A programação da II Semana de Acessibilidade da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) segue, amanhã, com um encontro virtual das Comissões Permanentes de Acessibilidade e Inclusão do TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas e se encerra com encontros presenciais, que acontecem quinta (21) e sexta-feira (22), em Natal (RN).  

Por: Divisão de Comunicação Social TRF5, em 20/09/2023