Menu de Opções
Fechar Menu Principal

Notícias

TRF5 adere à Campanha “Junho Vermelho”

Junho começou em tons de vermelho no Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. A iluminação especial, que agora embeleza a fachada do edifício-sede da Corte, será mantida, até o final do mês, como parte da campanha “Junho Vermelho”, que busca estimular doações de sangue.

A campanha é uma iniciativa do TRFMED e do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5, visto que as doações sofreram queda, nos últimos meses, devido à pandemia de Covid-19 e ao aumento do número de casos de gripe. A iluminação acontecerá sempre nas segundas, quartas e sextas.

Como doar

Em Pernambuco, a doação pode ser agendada no Hemope, pelo telefone 0800-081-1535. Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 quilos; ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas; e estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas três horas que antecedem a doação).

Quem não pode doar

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade; tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Malária, Doença de Chagas e o uso de drogas ilícitas injetáveis também são impedimentos definitivos para doação de sangue.

Estão temporariamente impossibilitadas de doar sangue pessoas com sintomas de resfriado, ou que tenham ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, além de gestantes, mulheres no período de 90 dias após o parto normal e 180 dias após cesariana, e durante os doze primeiros meses de amamentação.

O Hemope disponibiliza em seu site uma “Cartilha do Doador” com orientações e instruções detalhadas sobre doação de sangue.

Covid-19

Pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 só podem doar sangue dez dias após a plena recuperação. Quem tomou a vacina contra a doença precisa aguardar até sete dias para doar, dependendo do imunizante.

Fecha o mapa do site do TRF5
Mapa do site