Menu de Opções
Fechar Menu Principal

Notícias

Campanha “Março Azul” ganha adesão do TRFMED

Março é o mês de conscientização e prevenção do câncer de intestino também conhecido como câncer colorretal. Esse tipo de câncer, comum entre homens e mulheres com 50 anos ou mais, é o segundo que mais mata no Brasil. Por isso, a importância da campanha Março Azul, que tem o apoio do TRFMED. A autogestão em saúde da JF5 vai participar da campanha divulgando, ao longo do mês, as formas de prevenção, os sintomas e o diagnóstico da doença entre seus 5.521 beneficiários. Além disso, o edifício-sede do TRF5 contará com uma iluminação especial na cor azul durante o mês de março.

Sintomas

Os principais sintomas do câncer colorretal são: sangue nas fezes, dor abdominal, emagrecimento sem causa conhecida, e alterações nos hábitos intestinais com diarreia e intestino preso. Em alguns casos, a fase inicial da doença pode ser silenciosa, sem o aparecimento de sintomas.

Diagnóstico

O principal exame é a colonoscopia realizada para detectar e retirar pólipos antes que eles evoluam para o câncer. Ela deve ser feita a partir dos 45 anos, principalmente para quem tem casos da doença na família. Outros fatores de risco são obesidade, sedentarismo, e tabagismo. Estudos também relacionam a maior incidência de câncer de intestino com o consumo elevado de bebidas alcoólicas, carne vermelha e embutidos. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior a chance de cura.

Tratamento

O tratamento do câncer colorretal depende do estágio da doença. Nas fases iniciais, ele pode ser removido através da colonoscopia. Nos casos mais avançados, pode ser necessário fazer cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Por: comunicação TRFMED