Menu de Opções
Fechar Menu Principal

Notícias

Vacinação contra a Herpes-Zóster 

Servidor do TRF5, beneficiário do TRFMED, recebe a 1ª dose da vacina contra a Herpes-Zóster no NAS

Magistrados(as) e servidores(as) do TRF, com 50 anos ou mais, receberam a 1ª dose da vacina contra a Herpes Zóster, nesta quinta-feira (09), no Núcleo de Assistência à Saúde, NAS, na sede do TRF5. A vacinação foi promovida pelo NAS em parceria com uma clínica especializada. A vacina aplicada foi a Shingrix que é feita com o vírus inativo e possui mais de 90% de eficácia, segundo o fabricante, a farmacêutica britânica GSK. Ela deve ser ministrada em duas doses com um intervalo de 60 dias.  

Cada dose da Shingrix custou R$ 770, preço abaixo do valor de mercado, devido à parceria realizada entre a clínica e o NAS. Magistrados e servidores ativos ou aposentados do quadro da JF5, beneficiários titulares do TRFMED, podem obter, através do Programa Imuniza Mais, reembolso de R$ 500,00 para cada dose. É o caso do servidor Francisco Pessoa que é beneficiário do TRFMED e aproveitou para se imunizar contra a herpes-zóster. “A facilidade de fazer o exame no local de trabalho e ainda ter reembolso para um imunizante que possui custo tão elevado são fatores bastante relevantes”, afirmou o servidor. Lembrando que a vacina contra a herpes-zóster não está disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. 

A herpes-zóster, popularmente conhecida como cobreiro, é provocada pelo mesmo vírus da varicela (catapora) e pode surgir em momentos de baixa imunidade. A doença pode provocar dores, bolhas, coceira e feridas na pele, além de consequências mais graves afetando terminações nervosas e levando a paralisia da face, perda visual e auditiva. O aparecimento ocorre com maior frequência entre pessoas com mais de 50 anos, por envelhecimento do sistema imunológico e pacientes imunocomprometidos como, por exemplo, pessoas em tratamento de câncer ou que têm doenças como lupus, esclerose múltipla, que vão se submeter a transplante de medula ou que vivem com HIV.  “É importante prevenir uma doença que pode se tornar tão grave. E a campanha foi fundamental porque despertou em nós servidores a necessidade de tomar a vacina”, ponderou o servidor José Claudiano Ferreira de Abrantes. 

Saiba mais sobre como pedir o reembolso parcial pelo TRFMED em nosso portal, no link  https://trfmed.trf5.jus.br/programas-de-saude/imuniza-mais/ 

Por: comunicação TRFMED.